Terça, 22 Ago 2017
Diários de Aula e suas potencialidades em tempos de cibercultura PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Resumo: A proposta de realização deste artigo se dá no intuito de valorizar a individualidade/pessoalidade de cada participante de cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD), retomando a noção de ser humano que há para além da “máquina” buscando a aproximação e acolhimento dos envolvidos nos ambientes de EAD. Para tal, será proposta a utilização da metodologia dos diários de aula, na visão de Miguel Zabalza, com uma ampliação desta técnica ao sugerir utilizar-se o recurso dos diários do ambiente de virtual de aprendizagem Moodle para conhecimento e autoconhecimento dos alunos participantes de
determinado curso. Em que ao invés do diário de aula ser utilizado somente pelo professor, seja também utilizado pelo aluno com o intuito do mesmo ter um espaço para colocar suas inquietações, anseios, receios, dificuldades e assim possa refletir sobre sua caminhada em busca do conhecimento, e que, por outro lado, o professor tenha acesso e possa utilizar-se da reflexão dos alunos para repensar sua prática, bem como ser utilizada como ferramenta de análise e acompanhamento para o Psicopedagogo.

Artigo na íntegra.